Ônibus interestaduais se preparam para retomar viagens

Empresas estão investindo em tecnologia, higienização dos veículos e na adequação de preços das passagens após pandemia

Na expectativa do abrandamento da crise gerada pela pandemia da Covid-19, com redução das medidas de isolamento social e consequente liberação das viagens em todos os estados e municípios, as empresas de ônibus rodoviário interestadual e internacional de passageiros se movimentam para retornar à normalidade. No momento o transporte está operando para atender somente às demandas essenciais.

Enquanto aguarda a retomada das viagens, o setor regulado se prepara para oferecer um transporte rodoviário ainda mais seguro e eficiente enquanto perdurarem os riscos de transmissão do coronavírus. Por essa razão, estão investindo ainda mais na higienização dos veículos e também dos locais de atendimento ao cliente. “Queremos que o passageiro se sinta seguro ao retomar a agenda de viagens para rever parentes, amigos ou para deslocamentos de trabalho e estudo”, esclarece Letícia Pineschi, conselheira da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), entidade que representa o setor no país.

Segundo Letícia, nas garagens, a cada viagem os ônibus são higienizados por dentro e por fora. A limpeza interna é feita em todas as superfícies e realizada com composto químico apropriado. Nos banheiros, o descarte de dejetos segue normas sanitárias rígidas e os reservatórios de água e sabão estão sempre abastecidos. Os dutos de ar condicionados são limpos e trocados periodicamente.

Para reforçar as medidas de higienização e dar maior segurança a colaboradores e passageiros, na proteção contra o vírus, as empresas disponibilizam álcool em gel para funcionários e clientes, equipamentos de proteção individual para motoristas e pessoal de atendimento presencial ao passageiro, assim como informação e cuidados sobre o descarte correto destes equipamentos e o uso de tecnologias de desinfecção complementares, como o ozônio. Também fazem monitoramento constante da equipe para evitar o contágio.

As empresas também vêm estimulando o uso de máscaras de pano – reutilizáveis para evitar o descarte incorreto e o lixo contaminado. Os funcionários recebem as máscaras que devem ser usadas diariamente. “Todos esses cuidados demonstram o quanto a segurança e a confiança dos passageiros importantes para o retorno gradual à vida normal”, reforça a conselheira da Abrati.

Preços

Para garantir o acesso às viagens neste momento de crise e até o retorno à rotina normal, as empresas estão promovendo a adequação dos preços das passagens. Elas estão fazendo promoções….

Desde o início dos casos de Covid -19 todos os processos de rotina foram reforçados imediatamente, com providências para suprir locais de embarque com álcool em gel e adoção de outras medidas como o afastamento dos funcionários de grupos de risco, que foram preservados dos ambientes coletivos. Além disso, o setor foi um dos primeiros a se colocar à disposição do Ministério da Saúde para compartilhar toda as informações sobre a doença e promover as ações de combate. Também ofereceram apoio ao Ministério da Infraestrutura, disponibilizando frota para o transporte de insumos e de trabalhadores da área médica.

Em números, o segmento rodoviário regular de transporte terrestre de passageiros representado pela Abrati compreende cerca de 80% do serviço realizado no país. É também o responsável pela geração de 60 mil empregos diretos, sendo 15 mil só para motoristas. Por ano, o setor transporta mais de 50 milhões de passageiros e emite em média 2,2 milhões de passagens, além da oferta de 4,8 milhões de gratuidades ao ano.

 

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