PRÊMIO ANTP | ABRATI Ed. 2015

Menção Honrosa

Expresso Princesa dos Campos S.A.

Trabalho: BLOG – ENTRE AMIGOS

O Blog Entre Amigos tem como estratégia principal disseminar a comunicação dentro da Empresa Expresso Princesa dos Campos, por ser uma ferramenta de comunicação rápida, ágil, pessoal, informal, colaborativa e moderna que se complementa com os outros canais de comunicação da empresa.

O Blog foi desenvolvido para descentralizar a informação dentro da empresa, eliminar algumas barreiras hierárquicas e assim envolver todos os seus profissionais. A ideia central do Blog é informar todos os profissionais sobre as estratégias da empresa, os projetos desenvolvidos, treinamentos, expansão de negócios e oportunidades de carreira.

Os mais de 1.300 profissionais da Expresso Princesa dos Campos tem acesso ao Blog seja nos seus smartphones, nos computadores da empresa e nos seus computadores pessoais já que ele esta na rede mundial de computadores.

Viação Garcia Ltda

Trabalho: ESPAÇO MULHER

O Espaço Mulher consiste em segregar quatro poltronas por ônibus que ficam reservadas para serem utilizadas exclusivamente por mulheres, assegurando às clientes que a poltrona ao lado será ocupada por outra mulher e proporcionando assim mais conforto e menos constrangimentos.

Foram selecionadas quatro assentos para o Espaço Mulher. Suas numerações são 11,12, 15 e 16, todas do lado oposto ao do motorista, uma vez que são as poltronas de maior procura nas agências. As poltronas do Espaço Mulher são identificadas por uma capa de banco na cor lilás com o intuito de que elas se destacassem dentre as demais. O valor da passagem é rigorosamente o mesmo das demais poltronas.

O objetivo do Espaço Mulher é fornecer maior segurança e conforto  às mulheres clientes da Viação Garcia e dar visibilidade ao tema do assédio sexual, sensibilizando e estimulando a sociedade na luta contra esse tipo de agressão à mulher.

A meta estipulada internamente, que abrange todas as áreas funcionais da empresa, é que 90% todas as poltronas reservadas para o Espaço Mulher estejam ocupadas em todas as viagens.

 

Referencial de Excelência

Viação Águia Branca S/A

Trabalho SGO – SISTEMA DE GESTÃO OPERACIONAL

O SGO (Sistema de Gestão Operacional), tema deste case, é uma ferramenta de controle e gerenciamento dos processos relevantes à operação e que possuem sistema de telemetria.

Esta boa prática foi implantada e está sendo executada de forma centralizada dentro da empresa, abrangendo todas as bases operacionais. Gerida pelo CCO – Centro de Controle Operacional, como parte de outros programas de gestão como o gerenciamento automatizado de escalas de frota e tripulação, possui interfaces com os Setores Tráfego, Instrução, Gestão de Núcleos Operacionais e SESMT.  O projeto do SGO Proporcionou uma maior segurança preventiva, maior foco da empresa.

Este case fez parte do Programa de inovação da empresa, que há 19 anos promove e reconhece as melhores práticas desenvolvidas internamente na inovação e gestão nos processos por meio da Metodologia do PDCA e uso das ferramentas da Qualidade, tendo sido premiado no ano de 2015 com o primeiro lugar na Viação Águia Branca, e classificado para a etapa final da qual participam todas as empresas do Grupo Águia Branca.

Vencedora

Viação Cometa S/A

Trabalho: DERRUBANDO PARADIGMAS POR MEIO DO SISTEMA DE GESTÃO NA VIAÇÃO COMETA

A boa prática da Viação Cometa que compartilharemos neste projeto é o Sistema de

Gestão Cometa (SGC)Esta prática visa gerenciar mudanças e melhorias, agregando valor ao negócio por fazer as tarefas da melhor forma, mais baratas e mais rápidas por meio do planejamento, métodos, padrões e qualidade bem definidos que, diferenciam-se de modelos que não extraem todo o valor do seu sistema de gestão. De acordo com Drucker (2002) inovação não é apenas fazer coisas novas, mas também, fazer as mesmas coisas de forma diferente.

O sistema de gestão é um conjunto de ferramentas e conceitos embasados na administração científica, com técnicas de qualidade total integradas aos princípios de gestão japonês Toyota. Na Viação Cometa este sistema de gestão é a espinha dorsal dos negócios, funciona a partir do mapa estratégico elaborado no market plan pelos acionistas e conselho do grupo, definindo a estratégia a ser seguida nos próximos anos, contendo os objetivos macros da organização.

O SGC foi construído a partir do planejamento estratégico em vigor até o ano de 2016, que foi baseado na metodologia do Balanced Score Card (BSC), ferramenta de gestão desenvolvida em 1992 pelos professores da universidade de Harvard, Robert S. Kaplan e David P. Norton. Que divide os objetivos dentro de quatro dimensões: dimensão financeira; dimensão de mercado; dimensão de processos internos; dimensão de aprendizado e crescimento

Voltar