PRÊMIO ANTP | ABRATI Ed. 2016

Menção Honrosa

 Expresso Gardenia LTDA

Trabalho: A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Responsabilidade Social Empresarial tem sido utilizada para promover mudanças positivas no contexto organizacional, abrangendo novos conhecimentos, atitudes, valores, habilidades e comportamento. Além disso, o real interesse do cliente sobre as práticas sociais das empresas também cresceu significativamente.

 

A Responsabilidade Social Empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o advento da criação e popularização da Internet, nas últimas décadas, houve o acesso à informação, o empoderamento do usuário do transporte público transformando-o em “consumidor – cliente”. Estes consumidores ficaram mais conscientes da importância de ações das empresas fora do eixo comercial, ou seja, aquelas que promovem um relacionamento, benefícios e inovações, fora do dia a dia da sua prestação de serviço. Assim, cada vez mais, os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

 

Um dos mecanismos, no Brasil, que tem possibilitado o incentivo e o incremento de ações de Responsabilidade Social no segmento cultural, são as Leis de Incentivo. Elas possibilitam que as empresas financiem projetos culturais com dedução de até 100% do valor investido. Por ser um mecanismo liberal, as empresas definem os projetos a serem patrocinados e ainda podem promover a visibilidade de sua marca e ações de relacionamento.

 

Utilizando esses recursos, a Gardenia desenvolveu o “Circuito Gardenia” sendo este o seu tripé de sustentabilidade, trabalhando ações sociais, esportivas e culturais junto às comunidades por ela atendidas. Este último, objeto desta apresentação, o “Circuito Cultural do Sul de Minas”, consiste em um evento itinerante, que em 2015 percorreu 5 cidades do Sul de Minas e, em 2016, na sua segunda edição, a partir de 30/09, percorrerá 6 cidades, levando a arte do Circo para praças e ruas desses municípios. Com acesso gratuito, serão dois dias de evento, sexta à tarde direcionado às escolas, sexta à noite e sábado de manhã direcionados ao público em geral. A proposta é propiciar a todos um evento com muita alegria e arte, transformando o final de semana da cidade em um momento de entretenimento a partir da cultura.

 

Expresso Princesa dos Campos

Trabalho: CONSUMO CONSCIENTE

Consumo Consciente é um programa que visa disseminar uma nova cultura de consumo aos profissionais do Expresso Princesa dos Campos. Essa nova cultura vai além do ambiente de trabalho, pois impacta nas relações sociais, econômicas e com a natureza.

O programa Consumo Consciente foi desenvolvido para incentivar e implantar novos hábitos no dia a dia da empresa que gerem grande impacto no futuro. O propósito do projeto é fazer com que os profissionais tragam ideias e sugestões de consumo consciente para a empresa, as quais serão analisadas e verificadas a viabilidade de implantação. A essência do projeto está em criar algo continuo, em que os impactos de economia gerados são constantes e não uma atitude momentânea.

Os mais de 1.400 profissionais podem participar do programa seja dando ideias ou sugestões, ou incorporando a nova cultura e os novos hábitos de consumo implantados na empresa.

O Consumo Consciente surgiu do projeto Grupos de Análise de Custos e despesas, sendo esse um projeto que a empresa implantou no ano de 2015 para avaliar custos e despesas afim de prevenir grandes impactos, devido ao cenário econômico atual do Brasil.

Com o programa Consumo Consciente foi possível sensibilizar os profissionais sobre a importância de criar uma nova cultura de consumo e que diminuir os impactos da crise nos custos e despesas é apenas consequência da redução do desperdício.

 

Referencial de Excelência

Viação Ouro e Prata

Trabalho: A PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE NA OURO E PRATA

A Viação Ouro e Prata – e todo o grupo de empresas do qual é integrante – tem, há muitos anos, especial cuidado em acompanhar a satisfação de seus usuários, e realiza pesquisa de satisfação dos clientes desde o início do ano 2000. Nos últimos dois anos, entretanto, resolveu adotar a pesquisa de satisfação do cliente como uma fonte de informações de grande relevância, e buscou ferramentas e métodos que permitem:

*Receber feedback do cliente logo após cada viagem, com o uso de ferramentas de tecnologia que administram a estruturação, com envio automático para os clientes e análise estatística do material;

*Otimizar a gestão de reclamações, sugestões e elogios, por meio de análise das pesquisas e encaminhamento interno das soluções feitos pela equipe da Qualidade com apoio de ferramentas de tecnologia;

*Ampliar a sua capacidade de visão de possíveis falhas, com a adoção do Kaizen a Bordo, em que colaboradores da própria empresa atuam como clientes durante viagens e detectam melhorias a serem implantadas.

Graças a essas iniciativas, a Ouro e Prata tornou-se capaz de olhar a si própria por meio da visão do cliente, e criou uma boa prática absolutamente inovadora. Aperfeiçoou a captação e análise da pesquisa de satisfação de clientes e adotou os indicativos gerados pela mesma como parâmetro importante para a implantação de inovações e correção de não conformidades.

A prática é executada por meio da integração de vários setores da empresa e será detalhada ao longo deste trabalho. De forma condensada podese dizer que seus principais ganhos foram os seguintes:

-Com a automatização da pesquisa de satisfação se obteve um sinalizador rápido e efetivo do que se precisa realizar para atingir parâmetros melhores de satisfação e qualidade;

-Com a otimização da gestão de reclamações, sugestões e elogios, tornouse possível fazer um gerenciamento adequado da recuperação de serviços. Isso evita que aconteça o duplo desvio e permite o encantamento do cliente;

-Com o Kaizen a Bordo, a própria empresa transformou-se em um cliente munido de uma lupa, capaz de detectar detalhes que levam à satisfação ou insatisfação.

Vencedora

Viação Garcia

Trabalho: CHECK-IN DIGITAL

O objetivo principal da Boa Prática Check-In Digital é proporcionar facilidade e rapidez ao embarque dos passageiros digitais.
A praticidade é o primeiro benefício imediato do passageiro, já que ele sabe que não terá de enfrentar filas para retirar seu bilhete, o que diminui consideravelmente o nível de estresse da viagem. Principalmente devido a possíveis atrasos no trânsito dos grandes centros urbanos.

mobilidade vem em seguida. Isso porque o cliente pode comprar a passagem de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo digital, como computador, tablet e celular. Ao finalizar a compra, com a geração e envio do número de voucher, o check-in digital é realizado automaticamente.

Em vista dos benefícios, a empresa concluiu que o Check-In Digital  é uma Boa Prática extremamente eficaz, que permite ao cliente maior comodidade e otimização do tempo, além de evitar aborrecimentos e incômodos que poderiam atrasá-lo no seu trajeto para o embarque na rodoviária, bem como fidelizá-lo por meio de um serviço seguro, inovador e sintonizado com o os meios digitais.

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