PRÊMIO ANTP | ABRATI Ed. 2017

Menção Honrosa

Viação Garcia LTDA 

Trabalho: NOVO KIT CONFORTO

Com a chancela de uma das redes de Hotéis & Resorts mais tradicionais no país, que prima, entre outras coisas, pela qualidade e higiene da rouparia, o KIT segue a padronagem do hotel, que determina a densidade do travesseiro, cores brancas, tecidos perkal 180 fios e manta importada da marca Tognato.

O KIT CONFORTO HOTEL BOURBON utilizado nos ônibus Cabine-Cama da Viação Garcia traz um travesseiro e uma manta totalmente higienizados, empacotados a vácuo em embalagem oxibiodegradável lacrada e entregues ao usuário na hora do embarque.

O KIT CONFORTO HOTEL BOURBON é higienizado a cada viagem, em lavanderia industrial na sede da empresa em Londrina e após lacrado, é encaminhado as linhas que os utilizarão.

O KIT está inserido no produto Cabine -Cama que entrou no mercado brasileiro como um forte concorrente do modal aéreo. Apostando em conforto, privacidade e tecnologia, o Ônibus Cabine – Cama, um serviço inédito no país, atende algumas rotas de linhas estaduais e interestaduais dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Expresso Gardenia LTDA

Trabalho: A REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE TREINAMENTO E MELHORIA DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Em sua maioria, as empresas de transporte rodoviário de passageiros possuem uma área de Recursos Humanos e uma infraestrutura mínima composta de sala de treinamento, datashow e diversos treinamentos elaborados em PowerPoint e apostilas, tudo isto controlado pelo Programa Anual de Treinamento com metas como: hora-homem treinamento x ano, cumprimento do plano, avaliação de desempenho etc. e por que após tanto esforço os SAC’s ainda acumulam reclamações do passageiro quanto ao atendimento? Onde as empresas estão errando? Será a qualidade no processo de recrutamento e seleção, o perfil dos profissionais do transporte rodoviário? as condições de trabalho adversas?

Questões como estas permeiam os encontros dos profissionais de RH, que se reinventam todos os dias, lançando campanhas, programas de treinamento, benchmarking entre outras tantas tentativas, mas ainda assim veem seus esforços irem por água a baixo com as estatísticas mensais da insatisfação do cliente, cujas reclamações do atendimento encabeçam a lista.

Diante deste dilema, a equipe de Recursos Humanos, Comunicação e Qualidade do Expresso Gardenia, buscaram uma metodologia inovadora, rápida e eficiente de treinamento, e ao mesmo tempo uma forma de driblar as escalas complicadas, conseguindo passar o máximo de pessoas, a qualquer hora, em qualquer localidade de forma simultânea, sem sobrecarregar os instrutores de motoristas e RH.

Estamos falando do uso da realidade virtual (do inglês virtual reality ou VR), um ambiente artificial criado a partir de vídeos de situações reais, editadas por computador, no qual o treinando vive uma situação de ambiente real.

 

Referencial de Excelência

Expresso Guanabara S/A  

Trabalho: e-CONNECT GUANABARA  

O e-Connect Guanabara interconecta ações da empresa de interatividade e conveniência, que facilitam a vida do cliente na hora da compra da passagem como a venda de passagens pela internet, pelo aplicativo e nos totens de autoatendimento nas Agências Conceito; que recompensam sua fidelidade através do programa Afetividade; e o mantém conectado com a empresa através de mídias sociais e com o mundo durante as viagens através do Wi-Fi, tendo ainda como próximos passos a participação como empresa piloto junto aos órgãos fazendários na emissão de Bilhete Eletrônico em busca da tecnologia de vendas do modal aéreo, a fim de que o passageiro possa utilizar o seu próprio smartphone no embarque.

Vencedora

Expresso Princesa dos Campos S/A  

Trabalho: SAC

A necessidade de mudança e reestruturação do setor de 0800 da empresa para o departamento de SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, surgiu a partir do resultado da pesquisa de Satisfação de Clientes realizada em 2015.

O resultado da pesquisa de satisfação de clientes apontou a insatisfação dos mesmos com relação ao atendimento prestado pelo setor de 0800, aonde os principais fatores de descontentamento, foram qualidade e agilidade das informações prestadas, resolução de problemas, retorno e cordialidade no atendimento, aonde o menor índice de satisfação foi de 66,7%.

Diante deste contexto, ainda em 2015, o Diretor Presidente, Sr. Florisvaldo Hudinik, Diretor Comercial, Sr. Alexandre Gulin e demais Diretores da Princesa dos Campos deliberaram a reestruturação do SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

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