Estradas, música e arte se juntam para alegrar as viagens de quem prefere os ônibus para cruzar os estados brasileiros. Esse trio animou algumas companhias da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) a colocarem para rodar ônibus customizados, ou seja, decorados com temas que cativam desde crianças até o pessoal amante de um bom forró e sertanejo.
Dois projetos estão rodando as estradas devidamente caracterizados. O primeiro, que começou no princípio deste ano, agradou em cheio as crianças quando subiram no carro pintado por toda a carroçaria com a turma do Chico Bento, um dos personagens do desenhista Mauricio de Sousa. A motivação foi mesmo o lançamento do filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” que tem na trama exatamente a construção de uma estrada na Vila Abobrinha, colocando em risco a própria goiabeira. Junto com Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata e Hiro, Chico Bento vai enfrentar a família de Genezinho e Dotô Agripino para impedir a derrubada da goiabeira.
“Quem viaja pelo país, especialmente de ônibus, tem sempre muita estória para contar. Não só nos trajetos, que por via terrestre é naturalmente mais integrado ao meio ambiente que as viagens aéreas, e que quase sempre garantem novas experiências. Mas também nas notícias e novidades que quem viaja leva para contar para aqueles que vão encontrar. É nisso que as associadas Abrati acreditam. Por isso, nada mais natural do que apoiar os projetos culturais” revela a conselheira da associação, Letícia Pineschi.
Quem não se lembra da letra da canção Vida de Viajante, criação de Luiz Gonzaga e seu parceiro Hervê Cordovil que diz “minha vida e andar por esse país, pra ver se um dia descanso feliz”? Em outro ritmo, mas com o mesmo espírito de ganhar estradas e deixar recordações, o Expresso Band Forró e o Expresso Band Sertanejo foram preparados para percorrer as festas de São João, na Bahia, e feiras agropecuárias no estado de Goiás de junho até o começo de agosto.
“O ônibus tem muito a ver com o Brasil profundo, do interiorzão mesmo. Conectando com nossas raízes, com nossos familiares distantes. E as apresentações da música brasileira raiz, sertanejas e forró, representam grande parte da alma nacional. As associadas ABRATI não poderiam ficar de fora dessa iniciativa que também levam a mensagem do transporte regular e responsável para as festividades”, completa Letícia Pineschi
Calendário do Expresso Band Sertanejo:
18/07 – Iporá
30/07 a 03/08 – Anápolis
06 a 9/08 – Aparecida de Goiânia