Abrati

Notícias

Notícias

Águia Branca celebra 80 anos com apoio à Feira dos Municípios no ES

A Viação Águia Branca é a apoiadora da Feira dos Municípios 2026, que acontece entre os dias 28 e 31 de maio, no Pavilhão de Carapina, na Serra, reunindo os 78 municípios capixabas com atrações culturais, gastronomia regional, manifestações populares e atrativos turísticos. Como parte da iniciativa, dois ônibus temáticos passarão a circular por diferentes linhas do estado estampados com cartões-postais como o Convento da Penha, Pedra Azul, Três Pontões e o Buda Gigante de Ibiraçu, reforçando a divulgação do evento nos municípios. Além disso, a empresa estará oferecendo 20% de desconto na compra de passagens pelo site oficial, com o cupom FEIRAES, válido até 1º de junho. A Feira dos Municípios é o principal evento de valorização cultural e turística do Espírito Santo, com ações especiais para incentivar a participação do público capixaba. Leia mais matérias na News/108:

Notícias

Novo marco legal do transporte público avança para sanção presidencial

O Congresso Nacional aprovou o novo Marco Legal do Transporte Público Coletivo, proposta que moderniza as regras do setor e agora segue para sanção presidencial. O projeto prevê mudanças na forma de financiamento, gestão e operação do transporte municipal e urbano em todo o país. Entre os principais pontos do texto está a possibilidade de utilização de recursos da Cide Combustíveis para subsidiar tarifas e reduzir o impacto dos custos para os passageiros. A proposta também determina maior transparência sobre dados como tarifas, demanda, qualidade e desempenho dos sistemas de transporte. O marco ainda prevê integração entre diferentes modais, definição de parâmetros mínimos de qualidade, remuneração das operadoras vinculada ao desempenho do serviço e obrigatoriedade de licitação para exploração do transporte coletivo. Outro destaque é a previsão de fontes alternativas de financiamento, incluindo receitas de publicidade, exploração comercial de terminais, créditos de carbono e cobrança sobre estacionamentos. Leia mais matérias na News/108:

Notícias

ANTT apresenta novo regulamento de penalidades do TRIP

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na última quinta (21/05), em sua sede em Brasília, o Workshop Penalidades TRIP, para apresentar as mudanças trazidas pela Resolução nº 6.074/2025. O encontro reuniu operadores do setor, especialistas e equipes técnicas da Agência. Participaram do evento o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, e o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros, Juliano Samôr. Segundo Samôr, o novo modelo substitui uma lógica “predominantemente punitiva” por uma proposta voltada à “conformidade, normatização e sofisticação do marco regulatório”. Entre as principais mudanças está a adoção de um modelo de fiscalização baseado em monitoramento remoto contínuo, ação à distância e fiscalização presencial direcionada a empresas ou rotas com histórico de risco. As infrações passam a ser organizadas em oito grupos, conforme o grau de gravidade. De acordo com Guilherme Theo Sampaio, o objetivo da atualização é “focar no usuário, que é o principal”, considerando o crescimento do transporte rodoviário interestadual e a necessidade de integração do sistema em âmbito nacional. Para Letícia Pineschi, diretora-geral da Abrati, que esteve presente na ocasião, o setor aguardava uma revisão das regras de penalidades, muitas delas vigentes há mais de 20 anos. “A iniciativa da ANTT de apresentar detalhadamente as mudanças, que trazem o conceito de reputação e efeitos didáticos, mas também trazem a importante pena de perdimento, contribui para ampliar a eficácia regulatória e reduzir as assimetrias concorrenciais”, avalia Letícia. A Resolução nº 6.074/2025 entra em vigor em 18 de agosto de 2026. Leia mais matérias na News/108:    

Notícias

Saiu na Mídia: Maio Amarelo e o empenho para transformar nossas estradas em um ambiente mais seguro

No artigo publicado no portal Poder360, a diretora-geral da Abrati, Letícia Pineschi, reflete sobre os desafios da segurança viária e o papel do transporte regular de passageiros na construção de estradas mais seguras. Por Letícia Pineschi Criada em 2014, a campanha Maio Amarelo lançada na semana passada reforça, mais uma vez, a necessidade de que todos nós, que trabalhamos no trânsito no dia a dia, nos empenhemos para transformá-lo em um ambiente mais seguro. As rodovias nacionais devem ser, cada vez mais, vias de escoamento de produção e de locomoção de passageiros para trabalhar, estudar, se divertir, visitar familiares e reforçar vínculos afetivos. E cada vez menos veias de dor, acidentes, morte, lágrimas e prejuízos afetivos e econômicos. Os números apresentados no início do mês mostram que temos um longo caminho a percorrer. Durante o ano passado tivemos 72,4 mil acidentes, que resultaram em pouco mais de seis mil mortes e 83 mil feridos nas rodovias brasileiras. A tragédia cotidiana não traz apenas a dor de vidas dilaceradas, de famílias destruídas, de sonhos sepultados que jamais se realizarão. Os acidentes causam impactos ambientais, a depender se eles envolvem veículos de carga. Também trazem um profundo custo social com indenizações e reserva de leitos hospitalares para socorrer as vítimas. Empresas e autoridades sofrem com custos de imagem reputacional mesmo que tenham se empenhado em evitar os acidentes. Se formos apenas quantificar, os prejuízos chegam a R$ 50 bilhões/ano, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O requinte de crueldade não para por aí. Esses números se tornam ainda mais agudos nos períodos de festas e feriados prolongados, justamente quando as pessoas querem apenas relaxar e esquecer dos problemas cotidianos. Na chamada Operação Rodovia, que durou entre 18 de dezembro de 2025 até 22 de fevereiro deste ano – período que pegou o Natal, o Ano Novo e o carnaval – aconteceram 13,2 mil acidentes com 1,1 mil mortes. A Associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) acompanha essa realidade e se empenha diariamente para reverter as estatísticas. Somos uma associação com imensa capilaridade, atendendo 95% dos municípios e distribuindo renda em aproximadamente cinco mil cidades brasileiras. Nosso setor é intensivo em mão de obra e emprega até 15 pessoas por ônibus em toda a cadeia do transporte. A responsabilidade é imensa e nossas preocupação encontra-se à altura da nossa tarefa. Ao longo dos últimos anos, investimos mais de R$ 14 bilhões em melhoria e modernização da frota, treinamento e atendimentos aos nossos colaboradores e outros cuidados para permitir que os condutores – responsáveis, em última instância, pelo ir e vir dos passageiros com segurança – possam exercer da melhor maneira suas atividades. Identificamos que muitos acidentes têm como fator preponderante a condição das estradas. O Brasil conta com 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, sendo que apenas 12% delas são pavimentadas. Existe uma sabedoria popular que nos ensina a nos concentrar nas questões que podemos resolver. Sim, muitas vezes as infraestruturas rodoviárias não são as mais adequadas. Mas o que podemos fazer para diminuir os gargalos? Promovemos treinamento e reciclagem constantes, monitoramos o sono dos condutores, oferecemos auxílio psicológico e jurídico para que os profissionais estejam física e mentalmente tranquilos para exercer os respectivos ofícios. Mas também é nosso dever ligar um sinal de alerta. O avanço do transporte clandestino contratado por aplicativo coloca em risco a segurança de quem viaja. Empresas de transporte coletivo reguladas adotam uma série de medidas em prol da segurança dos passageiros. Em viagens longas, por exemplo, um motorista descansado embarca em um ponto de parada previamente determinado, para que o outro que já estava dirigindo possa desembarcar e descansar.  Câmeras nos veículos também registram as viagens, em tempo real, para que os motoristas não façam manobras perigosas e para identificar neles sinais de sono. Nos pontos de parada dos ônibus, os condutores têm acesso a salas equipadas com luzes especiais, para que se mantenham despertos. Combater o transporte irregular também ajuda – e muito – a diminuir a letalidade nas estradas brasileiras. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem ficado, a cada dia, mais atenta. Mas os passageiros também devem colaborar para não ficarem à mercê desses riscos. Antes de viajar, o passageiro deve conferir se a empresa é regularizada; comprar passagens nos sites oficiais ou diretamente nas rodoviárias; verificar se a empresa tem guichê físico e, no caso de menores de 18 anos, checar toda a documentação exigida são cuidados que fazem toda a diferença. Se algum desses pontos não acontecer, desconfie. O veículo ou empresa mesmo não é regular, não garante sua segurança. Diminuir os alarmantes números apresentados nos estatísticas da PRF é tarefa de todos nós. É fácil e se resolverá de um momento para outro? Não. Mas não podemos ficar parados no ponto à espera de uma solução mágica e instantânea. Esse quadro só será revertido com a participação de todos que, direta ou indiretamente, dependem de um setor tão crucial para a economia brasileira – seja no Maio Amarelo ou no ano todo. Letícia Pineschi é empresária e diretora-geral da Abrati Clique aqui para ver artigo

Notícias

Viação Garcia marca presença na Expo Turismo 2026 e reforça atuação no setor

A Viação Garcia participa da Expo Turismo 2026, nos dias 7 e 8 de maio, em Curitiba, como parceira do evento promovido pela ABAV-PR. A feira, que celebra 30 anos, reúne profissionais do setor e movimenta o mercado de turismo. Durante o evento, a empresa realiza o transporte gratuito dos participantes e apresenta soluções em turismo e fretamento, além de inovações operacionais. Entre os destaques estão os ônibus de nova geração (G8), da Marcopolo, com foco em segurança e conforto. A participação ocorre em um cenário de crescimento do turismo no Paraná e reforça o envolvimento da empresa em iniciativas como a campanha “Visite o Paraná”, destacando o papel do transporte rodoviário no desenvolvimento do setor. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

SETPESP realiza 25º Congresso com foco em segurança jurídica e regulação do transporte

O SETPESP promove, de 15 a 17 de maio, o 25º Congresso de Responsabilidade Civil e Direito Aplicado ao Transporte Terrestre de Passageiros, em São Roque (SP). O evento reúne magistrados, reguladores e lideranças do setor para debater desafios jurídicos e regulatórios, com foco em segurança jurídica e equilíbrio econômico-financeiro dos serviços. A programação inclui temas como relações de trabalho, mudanças no Código Civil, financiamento do transporte e atuação das agências reguladoras. Para saber mais e se inscrever, acesse: 25º Congresso SETPESP Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Marcopolo abre 2026 com alta de 8,8% no lucro e reforça resiliência do setor rodoviário

A Marcopolo anunciou no último dia 4, os resultados do primeiro trimestre do ano, com lucro líquido de R$ 264,6 milhões, o que representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2025. A receita líquida consolidada somou R$ 1,66 bilhão, enquanto o EBITDA atingiu R$ 304,8 milhões, com margem de 18,4%. O desempenho reflete, principalmente, a demanda por micro-ônibus e modelos Volare, impulsionada por contratos vinculados a programas públicos como o Caminho da Escola e fornecimentos ao Ministério da Saúde. No período, foram entregues 771 unidades ao programa, acima das 692 registradas no primeiro trimestre do ano anterior. Para o setor, os resultados indicam a relevância da previsibilidade gerada por contratos institucionais, além da diversificação de mercados. As operações internacionais também contribuíram para o desempenho, com destaque para a expansão da unidade na Austrália. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

SEST SENAT amplia programa e abre mais de 6 mil vagas para formação de motoristas

O SEST SENAT anunciou a abertura de mais de seis mil novas vagas em seu programa de formação de condutores em todo o Brasil, voltado a empresas do setor de transporte. A iniciativa busca preparar novos motoristas para o transporte de passageiros e cargas, com foco em segurança, direção responsável e qualificação técnica, além de ajudar a suprir a escassez de profissionais no setor. As empresas interessadas já podem consultar se foram contempladas e obter mais informações no site oficial da entidade: SEST SENAT. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Maio Amarelo: Guanabara lança campanha pelo uso do cinto em viagens rodoviárias

O Grupo Guanabara lançou, no Maio Amarelo 2026, uma campanha nacional de conscientização sobre o uso do cinto de segurança durante toda a viagem, alinhada ao tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Com atuação em mais de dois mil destinos, o grupo incentiva o uso do cinto do embarque ao desembarque — um hábito ainda pouco adotado. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, com base na OPAS, o uso do dispositivo reduz em 45% o risco de lesões graves. A iniciativa inclui ações em terminais, pontos de embarque, interior dos veículos e campanhas em rádio, TV e meios digitais, reforçando o compromisso com a segurança no transporte. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Lançamento da campanha Maio Amarelo 2026 reúne autoridades e entidades em Brasília

A ABRATI esteve presente, nesta quarta-feira (29), no lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2026, realizado no edifício da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. A entidade participou como convidada da cerimônia, que marcou a abertura oficial das mobilizações em prol de um trânsito mais seguro e humano no país. Promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito, em parceria com o Sistema Transporte e o Observatório Nacional de Segurança Viária, a iniciativa busca engajar a sociedade em ações de conscientização e responsabilidade no trânsito ao longo do mês de maio. Neste ano, a campanha traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a importância da empatia, do respeito e da atenção aos usuários mais vulneráveis das vias. Leia mais matérias na News/107:

Rolar para cima

FAÇA SEU LOGIN