Abrati

Author name: Fernando Abrati

Notícias

Viação Garcia marca presença na Expo Turismo 2026 e reforça atuação no setor

A Viação Garcia participa da Expo Turismo 2026, nos dias 7 e 8 de maio, em Curitiba, como parceira do evento promovido pela ABAV-PR. A feira, que celebra 30 anos, reúne profissionais do setor e movimenta o mercado de turismo. Durante o evento, a empresa realiza o transporte gratuito dos participantes e apresenta soluções em turismo e fretamento, além de inovações operacionais. Entre os destaques estão os ônibus de nova geração (G8), da Marcopolo, com foco em segurança e conforto. A participação ocorre em um cenário de crescimento do turismo no Paraná e reforça o envolvimento da empresa em iniciativas como a campanha “Visite o Paraná”, destacando o papel do transporte rodoviário no desenvolvimento do setor. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

SETPESP realiza 25º Congresso com foco em segurança jurídica e regulação do transporte

O SETPESP promove, de 15 a 17 de maio, o 25º Congresso de Responsabilidade Civil e Direito Aplicado ao Transporte Terrestre de Passageiros, em São Roque (SP). O evento reúne magistrados, reguladores e lideranças do setor para debater desafios jurídicos e regulatórios, com foco em segurança jurídica e equilíbrio econômico-financeiro dos serviços. A programação inclui temas como relações de trabalho, mudanças no Código Civil, financiamento do transporte e atuação das agências reguladoras. Para saber mais e se inscrever, acesse: 25º Congresso SETPESP Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Marcopolo abre 2026 com alta de 8,8% no lucro e reforça resiliência do setor rodoviário

A Marcopolo anunciou no último dia 4, os resultados do primeiro trimestre do ano, com lucro líquido de R$ 264,6 milhões, o que representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2025. A receita líquida consolidada somou R$ 1,66 bilhão, enquanto o EBITDA atingiu R$ 304,8 milhões, com margem de 18,4%. O desempenho reflete, principalmente, a demanda por micro-ônibus e modelos Volare, impulsionada por contratos vinculados a programas públicos como o Caminho da Escola e fornecimentos ao Ministério da Saúde. No período, foram entregues 771 unidades ao programa, acima das 692 registradas no primeiro trimestre do ano anterior. Para o setor, os resultados indicam a relevância da previsibilidade gerada por contratos institucionais, além da diversificação de mercados. As operações internacionais também contribuíram para o desempenho, com destaque para a expansão da unidade na Austrália. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

SEST SENAT amplia programa e abre mais de 6 mil vagas para formação de motoristas

O SEST SENAT anunciou a abertura de mais de seis mil novas vagas em seu programa de formação de condutores em todo o Brasil, voltado a empresas do setor de transporte. A iniciativa busca preparar novos motoristas para o transporte de passageiros e cargas, com foco em segurança, direção responsável e qualificação técnica, além de ajudar a suprir a escassez de profissionais no setor. As empresas interessadas já podem consultar se foram contempladas e obter mais informações no site oficial da entidade: SEST SENAT. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Maio Amarelo: Guanabara lança campanha pelo uso do cinto em viagens rodoviárias

O Grupo Guanabara lançou, no Maio Amarelo 2026, uma campanha nacional de conscientização sobre o uso do cinto de segurança durante toda a viagem, alinhada ao tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Com atuação em mais de dois mil destinos, o grupo incentiva o uso do cinto do embarque ao desembarque — um hábito ainda pouco adotado. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, com base na OPAS, o uso do dispositivo reduz em 45% o risco de lesões graves. A iniciativa inclui ações em terminais, pontos de embarque, interior dos veículos e campanhas em rádio, TV e meios digitais, reforçando o compromisso com a segurança no transporte. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Lançamento da campanha Maio Amarelo 2026 reúne autoridades e entidades em Brasília

A ABRATI esteve presente, nesta quarta-feira (29), no lançamento nacional da campanha Maio Amarelo 2026, realizado no edifício da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. A entidade participou como convidada da cerimônia, que marcou a abertura oficial das mobilizações em prol de um trânsito mais seguro e humano no país. Promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito, em parceria com o Sistema Transporte e o Observatório Nacional de Segurança Viária, a iniciativa busca engajar a sociedade em ações de conscientização e responsabilidade no trânsito ao longo do mês de maio. Neste ano, a campanha traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a importância da empatia, do respeito e da atenção aos usuários mais vulneráveis das vias. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

Missão Internacional do Transporte Brasileiro, na Espanha, reforça inovação e presença global do setor

A Missão Internacional do Transporte Brasileiro, que aconteceu de 27 a 30 de abril, em Barcelona, reuniu lideranças de diversos segmentos dos transportes, autoridades regulatórias, representantes do Judiciário e executivos, numa agenda liderada pelo Sistema Transporte e com participação de associados da ABRATI. O objetivo central foi ampliar a interlocução internacional do setor, conhecer práticas consolidadas de mobilidade, estimular novas oportunidades de cooperação e uma imersão acadêmica voltada à inovação. A programação acadêmica foi realizada no IESE Business School, com foco em liderança, inovação e gestão em ambientes complexos. A delegação participou ainda de visitas técnicas à Área Metropolitana de Barcelona, à Transports Metropolitans de Barcelona, a uma operadora logística e ao Porto de Barcelona, aprofundando o conhecimento sobre integração modal, eficiência operacional e governança em sistemas de transporte de referência global. A experiência fortaleceu a visibilidade estratégica do transporte brasileiro ao aproximá-lo de padrões internacionais e ampliar sua capacidade de benchmarking e articulação institucional. A missão permitiu ao Sistema Transporte compreender soluções aplicadas em mercados maduros e identificar caminhos para aprimorar políticas, projetos e modelos de gestão no Brasil. A expectativa agora é transformar o aprendizado em iniciativas práticas que contribuam para um setor mais eficiente, moderno e competitivo no cenário internacional. Leia mais matérias na News/107:

Notícias

COMUNICADO SUPAS Nº 42 – JANELA EXTRAORDINÁRIA

A Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros – SUPAS, no uso de suas atribuições, e em prosseguimento às etapas da Janela Extraordinária no 01/2024, instituída nos termos da Resolução ANTT no 6.033/2023 e do Comunicado de Abertura de Janela Extraordinária no 01/2024, informa que: Em razão dos deferimentos de pedidos de regularização administrativa realizados com fundamento na Deliberação ANTT no 470, de 4 de dezembro de 2025, tornou-se necessária a atualização e o reprocessamento das informações constantes da base de dados do Sistema de Processo Seletivo. As referidas regularizações administrativas ocasionaram alterações no status de determinados mercados originalmente disponibilizados na Janela Extraordinária no 01/2024, impactando, consequentemente, parte das solicitações registradas pelas transportadoras participantes do procedimento. Dessa forma, a ANTT promoverá o reprocessamento das solicitações efetuadas no âmbito da Janela Extraordinária no 01/2024, com vistas à adequação da base de dados à situação regulatória atual dos mercados, assegurando a consistência, integridade e isonomia das informações utilizadas nas etapas subsequentes do processo seletivo. (grifo nosso) Em decorrência do referido reprocessamento, deverão ser desconsideradas as planilhas, relações de mercados e demais informações publicadas no âmbito do COMUNICADO SUPAS No 41, DE 24 DE ABRIL DE 2026, bem como as convocações individualmente realizadas às transportadoras com fundamento nos dados anteriormente divulgados. As novas planilhas e informações atualizadas, já contemplando o reprocessamento sistêmico decorrente das regularizações administrativas, serão publicadas em 15 de junho de 2026 no site da ANTT. (grifo nosso) Ressalta-se que o referido reprocessamento decorre exclusivamente da necessidade de atualização sistêmica em razão das alterações supervenientes ocasionadas pelos deferimentos de  regularização administrativa, não implicando reabertura de prazo para apresentação de novas solicitações de mercados. As transportadoras deverão acompanhar as comunicações e atualizações relativas ao procedimento por meio dos canais oficiais da ANTT e do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. JULIANO DE BARROS SAMÔR Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros

Rolar para cima

FAÇA SEU LOGIN