Abrati

Notícias

Notícias

SEST SENAT reforça atuação e programas em assembleia da Abrati

Instituição destacou iniciativas de formação, segurança e atendimento às empresas do transporte Por Agência CNT Transporte Atual O SEST SENAT participou, na quarta-feira (25/3), da assembleia da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) com suas associadas. Na ocasião, o diretor executivo nacional interino, Vinicius Ladeira, apresentou as principais frentes de atuação da instituição, com destaque para a expansão da rede, os projetos voltados à segurança e iniciativas de formação profissional para o setor de transporte. Segundo ele, o SEST SENAT vem ampliando sua presença nas cinco regiões do Brasil, com a inauguração de novas unidades em estados como Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais. “Hoje, contamos com mais de 170 unidades em todo o país, mas impactamos mais de 5 mil municípios, consolidando uma capilaridade considerada estratégica para atender trabalhadores e empresas do transporte”, ressaltou Ladeira. Outro ponto destacado foi o grande volume de atendimentos. Foram mais de 21,97 milhões registrados em 2025, o que representa crescimento de 24,26% em relação ao ano anterior. “Os serviços são gratuitos para profissionais do setor e oferecidos em unidades integradas, modelo que reúne estrutura de atendimento em saúde e capacitação profissional, sendo um diferencial da nossa rede”, enfatizou. Segurança e prevenção como prioridade Alinhado às pautas da Abrati, Ladeira explicou que o SEST SENAT mantém forte atuação em segurança viária. “Entre as iniciativas, está o Programa de Prevenção de Acidentes, que leva às empresas do setor diversas ações sobre práticas e hábitos que tornam o trânsito mais seguro”, afirmou. A instituição também reforça campanhas como o Maio Amarelo, com foco na redução de acidentes e na conscientização de motoristas, tema sensível para o transporte rodoviário de passageiros. Na área da saúde, o diretor destacou o programa Saúde Conectada, que utiliza realidade virtual para a triagem de consultas nutricionais. A proposta, segundo ele, “é otimizar o tempo e aumentar a eficiência do atendimento”. Formação de motoristas Vinicius Ladeira apontou a falta de motoristas profissionais como um dos principais desafios para o setor. Para enfrentá-lo, o SEST SENAT apresenta o Mais Motoristas, iniciativa que inclui financiamento para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e formação profissional estruturada. “Na primeira edição do programa, entregamos mais de 15 mil carteiras, sendo que mais de 3 mil pessoas já estão empregadas”, destacou. Durante o encontro, representantes do segmento também apontaram dificuldades relacionadas ao cumprimento de cotas, especialmente para pessoas com deficiência em funções como a de motorista. Ladeira ressaltou que o Sistema Transporte atua no âmbito político, defendendo ajustes que considerem a complexidade da função. Ele citou ainda experiências práticas em parceria com empresas como o Mercado Livre, nas quais o SEST SENAT contribuiu para a formação de pessoas com deficiência para outras funções dentro da cadeia logística, ajudando a atender às exigências legais. Inovação No campo da inovação, Ladeira apresentou o SEST SENAT Summit, realizado em parceria com a HSM. O evento, que neste ano chega à quarta edição, reúne executivos e especialistas para discutir tendências globais e compartilhar experiências do setor. Outra novidade na formação executiva é o curso voltado à aplicação de ciência de dados e inteligência artificial no transporte, desenvolvido a partir de demandas das próprias empresas. A primeira turma, com a participação de afiliadas da Abrati, já apresenta resultados positivos. Nesse sentido, a diretora-geral da Abrati, Letícia Pineschi Kitagawa, reforçou a importância de atrair novos profissionais, especialmente com perfil tecnológico, sem deixar de investir na qualificação de quem já atua no setor. Ladeira também informou que o SEST SENAT desenvolve estudos prospectivos para antecipar tendências, em parceria com a HSM, projetando cenários para o transporte até 2040. A iniciativa busca orientar estratégias e preparar profissionais para as transformações do setor. Além disso, programas como as Missões Internacionais do Transporte permitem a executivos brasileiros conhecer práticas e inovações em outros países. Matéria divulgada no portal da CNT: https://cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-refora-atuao-e-programas-em-assembleia-da-abrati Leia mais matérias na News/105:

Notícias

Saiu na Mídia – CNN Brasil: Abrati espera aumento de 20% em viajantes no mês de abril com efeito Páscoa

A ABRATI projeta um crescimento de 20% no número de viajantes em abril, impulsionado pelo aumento da demanda durante a Páscoa. Segundo dados do setor, mais de 2,63 milhões de passageiros utilizaram o transporte rodoviário no mesmo período de 2025, reforçando a relevância do modal para a mobilidade interestadual no país. A expectativa reflete o fortalecimento do setor e a preferência dos brasileiros por viagens de ônibus em datas comemorativas. Confira a matéria completa na CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/infra/abrati-espera-aumento-de-20-em-viajantes-no-mes-de-abril-com-efeito-pascoa/

Notícias

Abrati participa de seminário que debateu os riscos do transporte clandestino no país

Fotos: Edy Fernandes A diretora-geral da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Interestadual de Passageiros (Abrati), Letícia Pineschi, participou no último dia 26, no Auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do 1º Seminário Mobilidade com Responsabilidade, realizado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram), que reuniu as principais autoridades da segurança pública, órgãos reguladores e especialistas para traçar estratégias de combate ao transporte irregular e garantir a proteção do cidadão. Com o tema “Transporte seguro, cidadão protegido”, o encontro promoveu um debate multissetorial sobre os riscos do transporte clandestino, que hoje se apresenta sob diversas formas, desde veículos de passeio em rodovias até plataformas digitais de ônibus que operam à margem da regulamentação. Pineschi, que mediou o painel “Segurança em Pauta: A “Roleta Russa” do Clandestino, enfatizou que a responsabilidade do setor transcende as planilhas financeiras. “O valor do que transportamos nos ônibus das empresas associadas à Abrati não pode ser contabilizado em números de passageiros ou de passagens vendidas, nem mesmo pelo faturamento das empresas. Nós transportamos vidas. Precisamos compilar dados e estatísticas para estimular um debate crucial para todo o setor: quais são as medidas e providências a serem tomadas para realmente aumentar a segurança viária de nossos passageiros nas rodovias do Brasil, federais ou estaduais”, destacou a diretora-geral. “Este seminário prova que a segurança não se faz de forma isolada. Ao sentarmos à mesma mesa com a PRF, a Polícia Militar e os órgãos de gestão, mostramos que o combate ao clandestino não é uma reserva de mercado, mas uma barreira necessária contra a precarização da vida. Não podemos permitir que a tecnologia seja usada como salvo-conduto para o transporte inseguro; ela deve servir, como vimos aqui hoje, para qualificar a fiscalização e proteger quem mais importa: o passageiro”, finalizou. Durante os painéis, autoridades da Polícia Militar (BPTRAN e BPMRV), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) foram unânimes: o transporte ilegal não é apenas uma questão econômica, mas de saúde pública. Dados e vídeos apresentados mostraram veículos sem manutenção, motoristas exaustos e a ausência de apólices de seguros de passageiros, transformando viagens irregulares em riscos fatais que sobrecarregam o SUS e destroem famílias. Fotos: Edy Fernandes Mediador jurídico do evento, o jurista e advogado Flávio Unes afirmou que a distinção entre modelos de negócio legítimos e o transporte clandestino disfarçado é fundamental para a preservação do sistema público. “A segurança jurídica e o cumprimento das normas regulatórias são as únicas garantias de que o passageiro não será lesado. O combate ao transporte irregular não é apenas uma questão de fiscalização de rua, mas de aplicação rigorosa da legislação para evitar que a concorrência desleal destrua a sustentabilidade do transporte regular, que é aquele que efetivamente garante a continuidade do serviço e a proteção ao consumidor”, reforçou Unes.Para o presidente da Fetram, Rubens Lessa Carvalho, o sucesso do evento reafirma a necessidade de uma agenda comum entre o setor produtivo e o poder público. “Este seminário não é um encerramento, mas o início de uma mobilização permanente. O transporte clandestino vende uma economia ilusória que, na prática, pode custar a vida do passageiro. Nossa missão aqui foi mostrar que a segurança não aceita improvisos”, afirmou Rubens Lessa.

Notícias

Reforma tributária e impactos operacionais são destaque em apresentação na Abrati

  A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) promoveu, nesta semana, uma apresentação técnica sobre os impactos da reforma tributária no setor de transporte rodoviário de passageiros. O encontro foi conduzido por Angélica Lopes, contadora e advogada tributarista com mais de 20 anos de experiência, que atua na área de controladoria da Expresso Guanabara. Durante a exposição, foram abordados os principais pontos da nova sistemática tributária, com destaque para a implementação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), além das obrigações relacionadas à emissão de documentos fiscais eletrônicos. A especialista ressaltou a importância da correta classificação e parametrização das operações, diante do novo caráter declaratório das informações fiscais. Também foram apresentados os ajustes necessários na governança fiscal das empresas, incluindo revisão de cadastros, enquadramento tributário e adequações nos sistemas de emissão de documentos. “O planejamento antecipado é essencial para que as empresas aproveitem corretamente os créditos e se adaptem com segurança às novas regras”, destacou Angélica. A iniciativa reforça o papel da Abrati em apoiar as empresas associadas na adaptação às mudanças trazidas pela reforma tributária, promovendo informação qualificada e segurança na gestão fiscal do setor. Assembleia apresenta resultados de 2025 e reforça integração com o SEST SENAT Na parte da manhã, a Abrati realizou assembleia com as empresas associadas, ocasião em que foi apresentado o Relatório de Atividades de 2025, com destaque para as principais ações institucionais ao longo do ano, especialmente na defesa do setor e no acompanhamento regulatório. Também foi aprovado o orçamento da entidade para 2026, reforçando o planejamento das atividades futuras. Ao final da assembleia, os participantes acompanharam uma apresentação de Vinicius Ladeira, diretor do SEST SENAT, que abordou os serviços oferecidos pelo Sistema e a importância de ampliar a utilização dessas soluções pelas empresas do transporte rodoviário de passageiros, com o objetivo de estreitar a comunicação e fortalecer o apoio ao setor.

Notícias

Saiu na Mídia – A pauta da precificação no transporte rodoviário de passageiros segue em evidência

Foto: site metrópoles Em matéria publicada pelo Metrópoles, nossa diretora executiva, Letícia Pineschi, analisa o cenário atual e aponta uma tendência de redução na chamada “guerra de descontos” no setor. O tema é estratégico para a sustentabilidade das operações e para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros em todo o país. Confira a matéria completa: https://www.metropoles.com/brasil/guerra-descontos-em-onibus-de-viagem-devem-reduzir-diz-associacao

Notícias

Abrati espera aumento de 20% das viagens em abril por conta da Semana Santa

A proximidade da Semana Santa e o feriado prolongado de Páscoa anima o setor de transporte interestadual de passageiros. Como a data católica abre o mês de abril, a avaliação é de que o movimento impulsione o resultado positivo de todo o período. A expectativa da Associação Brasileira de Transporte Interestadual de Passageiros (Abrati) é de um movimento de passageiros ao menos 20% maior que o verificado em 2025, quando 2,63 milhões de pessoas cruzaram as rodovias interestaduais em um dos vários modelos de ônibus das associadas da Abrati. Os impactos provenientes de um eventual reajuste no preço do diesel – causado pelo conflito no Oriente Médio – podem reverter as expectativas positivas para baixo. Mas não por conta das passagens mais caras. “Não há espaço para nossas associadas reajustarem preços. Nosso público já vem sendo impactado por outras contas e não vamos prejudicar ainda mais nosso público cativo”, assegura a diretora-geral da Abrati, Letícia Pineschi. Os números oficiais dos movimentos nas estradas em fevereiro não foram ainda divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas ficaram um pouco abaixo do esperado na previsão anterior.  Menos por razões econômicas do que por um comportamento cultural. “Num passado recente, havia carnaval em apenas algumas grandes cidades turísticas e os foliões se viam obrigados a se deslocarem pelas estradas.  Hoje, a agenda de carnaval se espalhou por todos os cantos. Diminuiu a necessidade de os foliões saírem de um estado para outro. Cresceu, na realidade, o tráfego intermunicipal”, relata Letícia Pineschi. E a Semana Santa? “É um feriado com características diferentes, mais familiar, ovos de Páscoa, a participação das crianças. Vamos aguardar, mas estamos muito otimistas”, ponderou a diretora geral da Abrati. Dicas para evitar surpresas Viajar é bom. Viajar em segurança, curtir o destino e voltar para casa em paz e em segurança é melhor ainda. Vale lembrar algumas dicas importantes da conselheira Letícia Pineschi e das empresas de transportes interestadual de passageiros associadas à Abrati. Não viaje em transporte clandestino. Para ter certeza disso, compre sua passagem no site das empresas oficiais ou na rodoviária mais próxima. Mesmo comprando online, confira se a empresa tem guichê na rodoviária. Essas são medidas importantes para garantir que está viajando em uma empresa regular e segura. Se estiver viajando juntamente com passageiros menores de 16 anos, procure informações sobre todas as documentações necessárias para um embarque seguro.

Notícias

Intercâmbio com entidade internacional

19 Na primeira semana de março, a ABRATI e a ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento) receberam, em agenda de intercâmbio institucional, a ANAV (Associazione Nazionale Autotrasporto Viaggiatori) ou, em português, Associação Nacional de Transporte Rodoviário de Passageiros da Itália. A programação iniciou-se com uma reunião no Copacabana Palace (RJ), na segunda-feira, dia 2 de março, para as devidas apresentações, seguida de um jantar oferecido pela delegação visitante aos anfitriões. Durante a visita ao Brasil, representaram a ANAV seu presidente, Nicola Biscotti, e Paola Galantino, chefe de Relações Institucionais. Pelas entidades brasileiras, acompanharam os italianos a diretora-geral da ABRATI, Letícia Pineschi, e Gustavo Rodrigues, CEO do Grupo JCA, representando o sistema rodoviário regular, além de Martinho Moura, da ANTTUR, apresentando o cenário das transportadoras de turismo e fretamento no Brasil. Entre os temas em pauta estiveram o contexto atual do mercado de transporte rodoviário de passageiros, os modelos regulatórios, bem como as oportunidades e os desafios que marcam a atuação dos operadores do setor. A comitiva realizou visitas técnicas à Rodoviária do Rio (RJ) e ao Terminal Rodoviário do Tietê (SP), acompanhada, respectivamente, por seus diretores Roberta Faria e Rodrigo Fernandes. A programação contemplou ainda visitas às garagens da operadora de fretamento Real Brasil, no Rio de Janeiro, e da Viação Cometa, em São Paulo.

Notícias

Nota de Pesar

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário José Augusto Pinheiro, aos 93 anos, ocorrido nesta quarta-feira (18/03), em Brasília. Pioneiro do transporte rodoviário de passageiros no Brasil, teve papel fundamental no desenvolvimento do setor e na trajetória da Real Expresso, deixando um legado importante para a mobilidade no país. Neste momento de dor, a Abrati expressa sua solidariedade aos familiares e amigos.

Notícias

Abrati participa do 2º Fórum de Segurança Viária da PRF em Brasília

A diretora-geral da Abrati, Letícia Pineschi, participou, no dia 25 de fevereiro, do 2º Fórum de Segurança Viária promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado no auditório da Sede Nacional da instituição, em Brasília/DF. O evento reuniu representantes dos principais atores do setor de transportes e órgãos de trânsito, com o objetivo de alinhar estratégias às metas do PNATRANS e da Segunda Década de Ações para a Segurança Viária da ONU, reforçando o compromisso com a redução da sinistralidade e a preservação de vidas nas rodovias brasileiras. Letícia integrou a mesa de debates do Painel 02 – Transporte Coletivo de Passageiros, que abordou a temática “Análise de Sinistralidade, Boas Práticas e Fator Humano”. O painel foi mediado pelo coordenador-geral de Segurança Viária da PRF, Jeferson Almeida Moraes, e promoveu um debate técnico sobre os desafios e responsabilidades do transporte coletivo, setor essencial para a mobilidade e integração nacional. Durante sua participação, a diretora-geral da Abrati destacou a importância do fortalecimento das ações integradas de fiscalização, educação para o trânsito e qualificação permanente dos operadores do transporte rodoviário de passageiros, especialmente diante do impacto social e da alta severidade que sinistros envolvendo ônibus podem ocasionar. A presença da entidade no Fórum reforça o papel institucional da Abrati na construção de políticas públicas voltadas à segurança viária e no diálogo permanente com as autoridades responsáveis pela fiscalização e regulação do setor.

Notícias

Após Carnaval mais letal da década, Abrati alerta para risco que transportes clandestinos levam para as rodovias

Foto Divulgação/Redes Sociais Com 130 mortes nas rodovias federais, o Carnaval de 2026 foi o mais letal da década e evidenciou a atuação transportes irregulares em períodos de grande fluxo. O Carnaval de 2026 terminou com 130 mortes nas rodovias federais, sendo apontado como o mais letal da última década. O dado, amplamente repercutido pela imprensa nacional, escancarou como períodos de grande deslocamento ampliam a exposição ao risco, em especialmente quando há atuação de transporte irregular. Em momentos de alta demanda, como o Carnaval, operadores clandestinos intensificam a oferta de viagens, sejam elas em ônibus, caronas remuneradas, taxis e ônibus piratas, em sua ampla maioria em veículos sem manutenção adequada, motoristas não habilitados ao transporte de passageiros e sem qualquer controle de jornada. “Não podemos normalizar que a sensibilidade do passageiro a preço valha o imenso risco que essas práticas sem qualquer fiscalização levam para as rodovias brasileiras. O transporte clandestino coloca vidas em risco de quem sequer optou por essa modalidade de serviço e fragiliza todo o sistema regular de transportes de passageiros” afirma Letícia Pineschi, diretora-geral da Abrati. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, o esforço de fiscalização, com 4,6 milhões de veículos fiscalizados, 5,4 milhões de pessoas abordadas e 3,5 milhões de testes de alcoolemia realizados ao longo do período, não foram suficientes para evitar as mortes registradas. No acumulado de 2025, foram registrados 72.483 sinistros, com 6.044 mortes e 83.483 feridos nas rodovias federais. “O transporte clandestino não é apenas uma irregularidade administrativa, é um fator concreto de risco nas estradas brasileiras. No Carnaval, vimos como a combinação de alta demanda e operação irregular pode resultar em tragédias. Enquanto empresas autorizadas operam com alto investimento em tecnologia embarcada para segurança da operação, controle de jornada, monitoramento em tempo real e câmeras de fadiga, o modelo clandestino elimina quaisquer desses pilares para reduzir custos”, completou. Acidentes graves e padrão recorrente Há uma enorme dificuldade de se identificar e classificar um acidente com transporte irregular, pois os registros não investigam se os condutores de veículos de passeio eram ou não remunerados pela atividade no momento do acidente ou se aquele ônibus ou van tinha autorização para o transporte regular ou turístico. E mesmo existindo a autorização para turismo ou fretamento, se ele estava realizando serviços com essas características ou se linha irregular. Fato é que entre janeiro de 2025 e fevereiro de 2026, levantamento com base em registros públicos identificou mais de 10 grandes acidentes com transporte comprovadamente irregulares, que resultaram em mais de 100 mortos e centenas de feridos. “A oferta livre e pública de caronas remuneradas e ônibus pirata, seja através do aliciamento online ou no entorno das rodoviárias, envolve o cidadão sensível a preço que não tem clareza dos riscos envolvidos. É fundamental que haja uma atuação firme das autoridades na oferta, além da conscientização da população”, disse a diretora.

Rolar para cima

FAÇA SEU LOGIN